06 dezembro 2011

"Destralhe" a sua vida antes do Novo Ano...

Quem inventou a divisão do tempo foi de facto um génio. Com a mudança do ano parece que nasce uma nova esperança de que tudo será melhor, definem-se projectos, esboçam-se sonhos, etc.

Mas de nada vale começar a programar o que vai tentar conseguir com uma casa/vida cheia de tralha. Física e psicologicamente tudo se torna mais difícil e infrutífero.


Algumas coisas que deve fazer antes da entrada do Ano Novo (e que eu vou seguir, claro!):

1. Faça um limpeza a fundo na sua casa.
 (Vivi a minha infância em Caracas (Venezuela) e lembro-me das amigas da minha mãe terem o hábito de limpar a fundo a casa antes do Novo Ano para a prosperidade poder entrar... e o Reveillon devia ser obrigatoriamente com roupa nova, nem que fosse um trapo feito em casa! Tinham ainda o hábito de ao lavar o chão juntar alecrim e arruda para limpar as más energias (isto já era uma superstição tida como banal).

2. Seleccione a roupa, brinquedos ou livros que já não usa ou não quer e doe a quem precisa. Na época natalícia é fácil encontrar pontos de recolha.

3. Dê uma vista de olhos a todos os papéis que acumula há meses/anos e deite fora o que não é necessário.Acabe com as pilhas de papéis, jornais, revistas, etc...

4. Limpe aquelas gavetas cheia de tralha que quando abre pensa "depois tenho de organizar isto..."

5. Quando tiver tudo feito, escreva num papel os objectivos para o próximo ano. Se forem muito ambiciosos ou grandes, divida-os por pequenas tarefas ou etapas.
(Comigo e com o meu marido funciona. Nos últimos dias do ano, costumamos ver os nossos registos do ano anterior e o que fomos conseguindo e fazendo ao longo do ano e vemos o que falhou ou não e definimos o que vamos fazer no ano seguinte)
6. Coloque-os num local onde os veja(m) facilmente e lute(m) por eles.



1 comentário:

  1. Olá! Pontos 2, 3 e 4 já ando a fazer/planear. Ainda hoje enfeitei a mh casa e o q está aí a mais, já foi decidido dar a instituições de solidariedade. É algo q tanto eu cm a mh família e amigas fazemos nalgumas alturas ao longo do ano e sabe mt bem :) Bjinho!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...