12 fevereiro 2013

Poupança em...legumes e leguminosas.

via

Tento sempre que todas os meus almoços e jantares incorporem legumes, sejam cozidos ou em saladas.

Depois de constatar que desperdiçava por vezes dinheiro indevidamente, eis alguns conselhos que sigo e que me fazem poupar muitos euros durante o ano.

1. Evitar comprar legumes embalados.
    - Normalmente, depois de abertos deterioram rapidamente; por vezes com as impressões nas embalagens não é possível verificar exactamente o estado dos mesmos; principalmente, é uma técnica comercial para vender menor quantidade por um maior preço; as embalagens implicam mais lixo a tratar posteriormente.

2. Se tiver mesmo de comprar ervas aromáticas (aconteceu-me recentemente com os coentros), comprar em vaso e não as que já estão cortadas e embaladas.
   - Mesmo que o vaso fique um pouco mais caro, vai acabar por ter ervas frescas mais tempo. Eu costumo mudar para um vaso maior, aproveitando a mesma terra que já traz.

3. Comprar apenas os legumes que forem necessários e programar a sua utilização no menu semanal de refeições.

4. Sempre que possível, comprar no pequeno comércio ou nos mercados directamente a agricultores.
    - A qualidade não tem nada a ver com o que compramos nas grandes superfícies e os preços são até menores, muitas vezes.

5. Se possível, tenha a sua pequena horta, nem que seja só para ervas aromáticas.

6. Comprar e confecionar os legumes da época.
   - Além de melhores são também mais baratos.

7. Ter em casa à mão instruções de como congelar e aproveitar legumes.
    - Costumo congelar abóbora, xuxu, courgetes, ervilhas, tomate, pimentos, espinafres, grelos, etc para sopas ou outros. Obtenho-os na época e a preços baixos e aproveito-os depois deste modo.

8. Verifique com regularidade a gaveta dos legumes para não deixar estragar nada (tenho uma amiga que deita taaaaaaaaantos legumes fora cada vez que abre esta gaveta que mete dó!).

9. Se um legume está a estragar, mas ainda tem uma grande parte saudável, corte a parte danificada e aproveite de  imediato a parte saudável para fazer uma sopa, por exemplo.

10. Costuma comprar os feijões em conserva? Invista antes numa boa panela de pressão e coza em casa as suas leguminosas e congele.
   - Não só é muito mais económico como é mais saudável, pois não está a ingerir os químicos usados na conserva.

11. Se viver na aldeia, os agricultores a maioria das vezes não consegue escoar tudo o que produz. Eu costumo contactar directamente os agricultores para comprar na época os legumes e o que acontece?`Ou compro uma maior quantidade por menos, ou até acabam por oferecer.

Mais dicas? :) É tão bom poupar, não é? Podemos comer saudável sem gastar muito dinheiro.



1 comentário:

  1. Thanks pelas dicas, mts delas já pomos em prática cá em casa :) E abomino quem deita comida fora sem qq pudor... Melhor gestão nas coisas q compramos e temos em casa é algo q se pratica e bem possível! Bjinhos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...