15 fevereiro 2013

Cuidados a ter de Higiene e Segurança Alimentar....

mais um momento da minha noite de ontem, como mostrei aqui.
No seguimento de umas urticárias estranhas que me percorreram o corpo todo, uma amiga minha ligada à área da saúde disse-me que derivava de algo que tinha comido. Poderia ser um alimento mal refrigerado, contaminação na preparação ou na conservação, etc....

Ainda não consegui descobrir qual foi o erro, analisando melhor podem de facto ter sido muitos, e a verdade é que me fez debruçar-me melhor os meus hábitos e tomar decisões a implementar desde já, tais como:

ASPECTOS A TER EM MAIOR ATENÇÃO - HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR:

- Ter um frasquinho com lixívia no lava-louça e usar durante a lavagem da louça e limpeza de todas as superfícies.

- Levar a minha "arca frigorífica de picnic" com os freezers congelados quando for adquirir congelados, sobretudo no tempo mais quente ou que demore mais nas compras.

- Inverter o sentido normal que faço nas compras no supermercado habitual (os peixes, carnes e congelados ficam estupidamente antes das mercearias e outros).

- Regra de ouro das 2 horas : não deixar comida confecionada fora do frio mais de 2 horas ou mesmo carnes ou outros - afinal fica impróprio para consumo.

- Só comprar bivalves a vendedores autorizados.

- Ter maior cuidado com a contaminação cruzada (ver abaixo no link).

- Não comprar produtos de frio sempre que me pareça que a cadeia de frio foi quebrada (aqui acho que terei de mudar de supermercado...)

- Não encher tanto o frigorífico para o ar frio circular melhor (um erro crasso que faço).


Baseei-me neste Manual de Higiene e Segurança Alimentar e outros aspectos que analisei no meu quotidiano. Estamos sempre a aprender.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...