18 julho 2012

A arte de dizer "Não" e a Subserviência.


Desde que me lembro ser gente sempre fui aquele tipo de pessoa que está disponível para tudo e para todos. Participava e liderava alguns clubes de tempos-livres no meu colégio, era sempre eu que fazia se não todo a maioria de cada trabalho de grupo que era atribuído, sempre que havia uma festa de um familiar ou um casamento de uma amiga eu oferecia-me para ajudar (e isso implicava desde fazer convites, lembranças, a própria comida e finalmente lavar a louça), todos os problemas que havia a resolver lá estava eu pronta a ajudar,..
Passado? Ainda não completamente. Há quem chame burrice, generosidade a mais, desocupada com o tempo sempre mais livre que o dos outros, mas descobri que este meu “defeito” tem um nome: “Subserviência”.

Segundo o dicionário Priberam, “subserviente é:
1. quem se presta servilmente às vontades de outrem;
2.  demasiado condescendente;
3. Bajulador.

No meu caso aplicam-se as 2 primeiras definições, a terceira não tendo em conta que nunca fui e detesto “lambe-botas”. Contudo, muita disponibilidade pode ser interpretada erroneamente por quem está de fora.

Com o passar dos anos apercebi-me que quanto mais subservientes somos mais atraímos a que todos nos peçam favores.
 Mas experimente lá precisar de alguém: não só não temos coragem de andar a mendigar ajuda, como se o fizer o resultado é óbvio: NINGUÉM ESTÁ LÁ!

Ou tenho muito azar ou todas as pessoas a quem ajudei e me dediquei nunca estiveram lá quando precisei ou "mostraram-me o reverso da medalha" dando-me ainda mais trabalho e prejuízos pessoais.

Então, como deixar de ser subserviente?

  • O primeiro passo é tomar consciência do problema. Não faz mal ajudar os outros, mas não se deve viver em função dos outros, muito menos se não o merecerem;
  • APRENDER A DIZER “NÃO”!
  • Fazer um esforço para não se auto-oferecer para ajudar em tudo e mais alguma coisa.
  • Aprender a dividir tarefas: não queira fazer tudo sozinho.
  • Pensar bem antes de assumir um compromisso:

- Terá tempo?
-  Vai interferir nas suas tarefas, obrigações e organização?
- Implica gastos da sua parte em favorecimento de outrem?
- Tem outras prioridades na sua vida a atender? Vai prejudicar a sua vida ou projectos dizendo um “sim” a alguém? Se não tem tempo para as suas coisas, como tem tempo para as dos outros?

  • Não ligue ao que os outros vão pensar quando dizer "não". Deixe de pensar que vai parecer egoísta ou ferir alguém ao dizer “Não”. Se você não se preocupar consigo ninguém o fará melhor por si.  Na verdade está a abrir uma porta para que as pessoas tenham mais respeito por si e pela sua vida.


Tem custado muito mas tenho aprendido a dizer “não”. 
Ainda hoje disse um "não" a uma situação que era um problema de outrem e que me estava a deixar doida pois consumia o meu tempo todo e não me trazia qualquer vantagem e até me dava despesa. Burra? Talvez!...

Custou-me, mas posso garantir que sinto um alívio enooooooooorme!

Ainda não consegui mudar completamente (é difícil mudar toda uma existência em pouco tempo), mas tenho feito os meus avanços e tomado consciência que a minha vida tem “empatado” muitas vezes por este motivo.

DIGA “Não!, Não!, Não! Não! Não! Não! Não! Não! Não! Não! Não! ”. 

Vão certamente dizer que é uma estúpida, uma louca, uma egoísta,... Que se lixe o que os outros pensam! Cada um pensa o que lhe convêm. 

O que importa é que você conhece quem é, a sua essência, e quem o ama também. 
(Pois quem de facto gosta de si não vai espremê-la até não sair sumo…)

6 comentários:

  1. Uau, qd pensamos ser as únicas no mundo, aparece alguém como nós :) Já comecei a dizer 'não' há bastante tempo, principalmente àqueles q mais tarde eu verifico q ñ só não deram valor à mh dedicação, cm tb qd toca a eles, ñ retribuem.. Não é fácil, pois ñ, achamos q as pessoas são cm nós, e dps no final nós é q sofremos.. Há q ser firme e pensarmos tb me nós mesmas, pois ainda há mt gente a aproveitar-se da nossa boa vontade! Fazes tu mt bem! Bjinhos e continua!

    ResponderEliminar
  2. Amo o seu blogue e adorei o seu post. ele há cada cara de pau, minha nossa. é ficicil mas tem de se dizer não a muita coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Irene. Obgd pela visita e pela msg. Somos mulheres fortes e temos mas é de dar a volta às situações, não é? ;)

      Eliminar
  3. Tem razão. Uma pessoa está sempre disponível e os outros carregam ainda mais. É o que dá. Mas temos de aprender com as cabeçadas da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que de facto há muita gente que se aproveita. No entanto também temos de dar um pouquinho de nós a quem gosta de nós ou a quem relamente precisa de nós.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...