19 novembro 2011

Receita - Arepas Venezuelanas

As Arepas são típicas da Venezuela, onde alguns portugueses diziam ser a "comida dos pobres" porque rendiam bastante e alimentavam. Aqui a farinha é mais cara (varia entre 1,89 e 2,1 euros/Kg), mas 1 Kg. dá para fazer muitas e são incrivelmente deliciosas.



Ingredientes:
- 2 copos de farinha demilho para arepas  ( Harina P.A.N.)
- 2 copos de água
- 1 pitada de sal
Os seguintes ingredientes são facultativos mas eu uso para dar mais sabor:
- 1 pouco de manteiga ou margarina;
- 1 gema de ovo;
- leite q.b.

Preparação:
  1. Colocar a farinha numa tigela.
  2. Diluir o sal num copo de água morna e juntar a amolecer a manteiga. Juntar à farinha e amassar tudo muito bem até a mistura fique ligada e sem grumos. Ir juntando o água (ou leite) para tornar a massa mais homogênea .Se ficar muito líquida adicionar um pouco mais de farinha.
  3. Com as mãos moldar uma espécie de "bolachas" achatadas com cerca de 1cm de espessura. (ver imagens). Devem ficar perfeitas e sem rachas. Para ajudar a moldar, vá humedecendo as mãos em água morna.
  4. Colocar óleo numa frigideira e fritar de cada lado até ficarem douradas. Se tiver uma fritadeira eléctrica pode usar que ficam ainda melhores. (Podem ainda ser assadas no forno ou numa grelha eléctrica).
  5. Depois de fritas/assadas, abrir ao meio e recher com o que quiser: manteiga, queijo, fiambre, frango, pasta de atum, ovos mexidos, carne picada, carne "mechada" (noutro post colocarei a receita-É deliciosa!)...

BOM APETITE!!!


2 comentários:

  1. Ui! A esta hora da manhã a ver isto... já estou a sentir um ratinho na barriga! :)
    Parecem muito deliciosas. Vou apontar a receita e fazer.
    Mas tenho umas questões:
    (1) Esta masa tem que ficar com a consistência da massa do pão?
    (2) Em relação à fritura, tem de ser com muito óleo (mergulhadas), ou só um tiquinho para untar a frigideira?
    (3) Depois de feitas pode-se congelar?

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Sanozuk3.
    Realmente até eu a esta hora comia uma tal é a fome... :)
    Tentando responder às tuas questões:
    (1) A massa é amassada apenas com a mãos. Não precisa ficar tão "mole" como a massa de pão. O importante é não ficar com grumos e conseguires primeiro fazer uma bola entre as mãos e depois achatar.
    -PARA FACILITAR AMANHÃ ESTARÁ AQUI UM VÍDEO DE COMO SE FAZ PARA PODERES VER. QUANDO FIZER TAMBÉM COLOCO FOTOS E FAÇO UM PASSO-A-PASSO. PROMETO! ;)
    (2) Se fizeres na frigideira basta colocar óleo até mais ou menos metade da altura da arepa e depois viras do outro lado quando estiver dourada.
    (3) Nunca experimentei congelar, por isso não sei. Como a massa faz-se muito rápido nunca experimentei e as minhas amigas também não.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...