03 janeiro 2013

A vantagem de poupar...

imagem da net

Comecei o ano de 2012 a controlar tostão a tostão o dinheiro que ia amealhando, até que começou a ficar doentio ao ponto de todos os dias fazer contas e previsões de poupança. Foi então que há uns meses decidi deixar de estar sempre a ver o que tinha poupado, mas continuando o meu sistema de poupança, sem devaneios.

Estabeleci um objectivo no início de 2012. O ano foi muito difícil em termos de receitas e tivemos despesas inesperadas e honestamente achei que não iria conseguir. Quanto mais difícil ficava, mais eu era poupada. 

Durante 2012...

- praticamente não comprei nenhuma roupa (só comprei calças de ganga que faziam falta e umas botas);
- era viciada em malas e bijuteria - não comprei nenhuma biju (até ofereci de prenda algumas que nem tinha usado) e só comprei 2 malas: uma porque precisava e outra porque eu adorava e estava muito barata - 7 €)
- não fui quase nunca jantar fora (mas fui algumas vezes e acho que aqui posso cortar este ano, se necessário). As vezes que fui foram na maioria no centro comercial.
- poupei imenso em Supermercado recorrendo à stockagem de produtos em promoção, organização de menus, aproveitamento de sobras, aproveitamento de produtos da horta da família, etc.
- foi o ano em que gastei menos em presentes (fiz uma lista dos aniversário e datas e comprei com tempo para não ir de repente comprar à última hora gastando mais e desperdiçando combustível.).
- poupei combustível: passei a conduzir de uma forma mais "poupada", reduzi as saídas à cidade só para passar o tempo e passear, comecei a ir menos vezes às compras e a organizar melhor as minhas saídas,
- resisti a impulsos de gastar desnecessariamente: um café, um gelado, um bibelot bonito, uma panela xpto que faz maravilhas, etc...
- este Natal foi o mais poupado de sempre - só gastei mais que nos outros com o meu marido que nunca recebia nada.
- etc, etc, etc.

A verdade é que no dia 1 de Janeiro de 2013 sentei-me com o meu marido a contar o que tínhamos poupado no ano passado e apesar de tudo tinha ultrapassado o meu objectivo em 18,6 %.

Comecei a chorar compulsivamente e o meu marido a olhar atónito para mim... Valeu a pena!

Cada vez estou mais perto dos meus sonhos e pelo menos sei que se a vida me der uma rasteira (que com a sorte que tenho é o mais provável), tenho uma base de apoio para não desesperar...

Este ano vou continuar com este sistema...

Este é um dos meus próximos passos... Que já passou fome na vida sabe como é sentir medo de tornar a acontecer...



2 comentários:

  1. Que delícia que é chegar no fim do ano e ver que os objetivos foram alcançados!
    Força, muita garra para que 2013 seja um ano de grandes vitórias para vc.
    Bj e Feliz 2013!

    ResponderEliminar
  2. Bem, estou a gostar de te ver :) Quem diz q ñ consegue poupar, é pq nunca tentou e nem te lê nem a outras colegas blogueiras ;) Acho q qd estabelecemos metas/objectivos e se formos perseverantes, conseguimos! Pode custar mais ou menos, claro está, mas nada é impossível ou inatingível e tu és prova disso mesmo! Devemos aprender umas com as outras, de facto, para sermos mais organizadas, poupadas e felizes :) Mesmo q a vida te/nos passe uma rasteira, é sempre possível levantar de novo, principalmente com o apoio da família e amigos, e nisso tens/temos alguma sorte :) Um abraço e feliz 2013!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...