26 junho 2012

Staycation - Férias em Aveiro

A Rita, do blog “The Busy Woman and the Strippy Cat” (cuja leitura aconselho!) propôs o desafio que fossem apresentados alguns locais em Portugal para férias cá dentro – STAYCATION.

Sinceramente, e modéstia à parte, a região de Aveiro é das mais bonitas e plurais zonas do país. Tem um pouco de tudo pelo que é um excelente sítio a visitar.
A região de Aveiro tem tantas belezas que mesmo após tantos anos a viver aqui não deixo de me encantar, sobretudo no Verão. Um dos seus fascínios é a sua luz, a tradição, a comida e as belas praias.
É difícil escrever em poucas palavras tudo o que se pode encontrar ou fazer nesta bela região, pelo que apenas coloco uns tópicos que incidem mais na zona sul da cidade, onde vivo,  e indico alguns sites onde podem encontrar mais informação.
Aveiro (Cidade):
Sendo a cidade a Veneza de Portugal, não pode perder o Passeio de barco na Ria de Aveiro .
Ria de Aveiro e os seus Moliceiros
Praias:
Aveiro tem belas praias, a sul, tais como a Barra (com um areal muito bom e com uma noite um pouco mais diversificada), Costa Nova (conhecida pela suas típicas casas, pelo clube de  Vela e mini-golf, pelo Mercado onde pode comprar peixe e mariscos de qualidade), Vagueira e Areão (mais “natural”). Na Vagueira e Areão (onde pode ainda assistir à pesca tradicional – Arte Xávega – e têm sessões de ginástica gratuitas na Praia ao fim-de-semana e nalgun dia da semana).
Tem ainda outras praias, em regiões e Norte da cidade, mas apresento estas que são as que conheço melhor e adoro.
Casas típicas da Costa Nova
Praia da Barra e o seu Farol - uma zona linda para passear à noite.

 Comida:
As especialidades gastronómicas desta zona costeira passam muito pelos peixes, sobretudo o arroz de marisco, o arroz de tamboril, a caldeirada de Enguias. Como é muito perto da Bairrada, é muito usual, ainda, o Leitão assado à moda da Bairrada e a chanfana, por exemplo. Há ainda bons restaurantes de Rodízio e comida com um toque venezuelano que servem “Pabellón Criollo” e “Parrillada de carne”.
Ao nível de Centros comerciais/ Fast-food , os principais ficam na cidade, sobretudo o Fórum (junto à Ria) e o Glicínias (onde não se paga estacionamento). Nestes aconselho o “Ali Kebab” (existe nos dois, mas gosto mais do do Fórum) -  é económico e a comida é deliciosa!
Ao nível da doçaria tem os famosos “Ovos moles” e o “Pão de ló de Ovar” (para quem gosta muito de ovos).

Digam lá que não como bem? - Parte 1

Digam lá que não como bem? - Parte 2



O que fazer / visitar?
- Nos sites das Câmaras pode encontrar a agenda cultural da região, que no Verão é muito diversificada. Tem ainda durante todo o Verão diversos arraias em algumas zonas do distrito.
- Salinas
- Fábrica – Museu da Vista Alegre / Atlantis
- O Museu do Brincar, em Vagos , é “delicioso” para as Crianças.
- Navio-museu Santo André,
- Museu de Ílhavo.
- A noite na “Praça do Peixe”, no Centro de Aveiro, e na Discoteca “Estação da Luz” é um “must”, para quem gosta de curtir a noite.
- Etc...

Mais informações a visitar:
Camara Mun. Aveiro - http://www.cm-aveiro.pt/www/
Aveiro Turismo (aqui pode descarregar mapas): http://www.aveiro.eu/
Câmara Munic. Ílhavo - http://www.cm-ilhavo.pt/ - Ver item “Turismo”.

Amo esta região e tenho a certeza de que também vão gostar.

2 comentários:

  1. Uma linda cidade p visitar e acho que ainda melhor p se viver :) Vai-me custar partir daqui qd houver necessidade disso... Tem tudo: praia, campo, cidade, sossego, acção :) E pessoas lindas (quase sempre, hehe!). Bjinhos conterrânea ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Como Aveirense que sou, desde SEMPRE!
    Aconselho um almoço na Peixaria, em São Jacinto, de preferência fazendo a viagem de lancha :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...