02 março 2012

Dicas de poupança: Leguminosas/grãos

As leguminosas são os grãos que se criam em vagens, tais como o feijão, o grão-de-bico, feijão-frade, soja, ervilhas e lentilhas, por exemplo (são diferentes dos cereais que se produzem em espigas, tais como o arroz e o milho, por exemplo) .

O único "senão" deste tipo de alimento é o tempo de cozedura normal que é mais longo (excepto nas lentilhas ou mesmo no feijão-frade que é um pouco mais rápido).
É claro que é possível comprar em conserva (quando compro escolho sempre os frascos de vidro e ficam entre 0,43 a 0,46 €/un).
No entanto, é mais saudável e mesmo económico preparar em casa e congelar recorrendo a algumas dicas.
  • Demolhar em água fria na véspera. Esqueceu-se? Não há problema! Coloque-as de molho em água fervente 1 a 2 horas antes de começar a prepará-las.
  • Se as cozer numa panela normal, fazê-lo em fogo médio, com a panela semi-tapada para evitar que a água transborde. (Ver sempre o nível de água)
  • Se tiver uma panela de pressão é o mais adequado visto ser mais rápido e logo económico. Nunca ultrapassar metade da capacidade da panela porque ao cozer os grãos soltam uma película que pode entupir a válvula da panela de pressão.(Ver sempre o nível de água).
  • A água da cozedura é rica em vitaminas. Conserve-a para usar em caldos, arroz e sopas (sobretudo a água do feijão branco, grão e lentilha).
  • Para as lentilhas, desde que sejam demolhadas com antecedência, cozem bastante rápido em comparação com os outros grãos (normalmente as minhas acabam sempre por ficar um pouco cozidinhas demais).
E então? Vamos lá poupar? Contem-me como fazem! vidaloucademulher@hotmail.com

2 comentários:

  1. Olá. Já tinha deixado aqui o meu comment, mas ñ sei pq, ñ apareceu... :( Eu compro as leguminosas em saco, cozo e dps congelo em pequenas doses p usar mais tarde, é mt mais rentável :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. eu tenho um fogão de lenha que usamos muito no invervo e por isso costumamso cozer grandes panelas de feijão nessa altura que depois congelamos em pequenas porções. quando nao usamos o fogão de lenha,considero que é mais económico usar os frasquinhos com os grãos já cozidos!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...