24 março 2012

Como lidar com situações de stress e com a angústia - Dicas pessoais.

via
Nestas duas semanas tenho estado um pouco ausente do blog pois tenho tido um problema muito grande que me tem dado cabo dos neurónios e do sistema nervoso. Há gente com lata para tudo e capaz de tudo para prejudicar os outros em prol próprio. E a corrupção e jogo de interesses que há neste país não ajuda nada.
Desabafos à parte, como podemos lidar com uma situação que nos deixa numa angústia extrema?


Algumas dicas minhas de como lidar melhor com situações de tensão extrema:
  • Evitar tomar café em momentos de tensão máxima (caso seja "viciado" como eu );
  • Tentar ao máximo manter a calma pois a sua saúde está primeiro. Se necessário tome uma chá duplo de tília ou camomila com açúcar;
  • Quando estiver nervoso demais, feche os olhos, respire lentamente e concentre-se num momento da sua vida ou em algo que o faça acalmar (por exemplo: o mar, chuva a cair, flocos de neve suaves, ... uma colega minha imagina que está no meio de uma chuvada de gotas de ouro líquido!;)
  • Tente afastar os pensamentos negativos e concentre-se nas coisas positivas da sua vida, por mais pequenas que lhe possam parecer;
  • Mesmo que não lhe apeteça à partida, saia e conviva com a sua família e amigos; Rodearmo-nos de crianças também ajuda! ;)
  • Tente nestes momentos (e se possível sempre) afastar-se de pessoas tendencialmente negativas, ouvir notícias negativas, evitar novos compromissos ou situações que o frustem neste momento de tensão: Diga NÃO!!!
  • Se podemos percorrer 5 Km de carro porquê ir a pé? Consulte um médico para que lhe receite algo que lhe facilite o sono ou para manter o seu sistema nervoso equilibrado, mas algo que não cause dependência.
  • Saia, respire ar puro, não páre a sua vida perante a adversidade, por mais difícil que pareça. Tem de continuar a VIVER e a seguir os seus projectos de vida! Quando passo por este tipo de situações tenho tendência a não arrumar a casa como devia ou procrastinar: quando me apercebo contrario tudo isto!
  • Mantenha-se ocupado - assim a sua cabeça não está constantemente focada no(s) problema(s).
  • Se é crente, refugie-se na sua fé!
  • Um pensamento que ouvi esta semana do José Maria Tallon ao falar na televisão sobre uma burla de que foi alvo de 100 mil € por parte de um amigo. A jornalista perguntava como lidava com  isso. Ele respondeu algo mais ou menos assim: "Os vários problemas que tenho arrumo em gavetas separadas. Não quero ganhar uma úlcera ou ser hipertenso por me preocupar demais. O meu trabalho é curar as pessoas, o trabalho do advogado é lidar com os conflitos, portanto, deixo de pensar eu nisso e guardo na gaveta o problema e essa gaveta só é aberta e fechada pelo meu advogado. Assim mantenho-me sem úlcera e hipotenso!". Gostei das perspectiva e ajudou-me pensar desse modo.
  • Dê tempo ao tempo. A vida é feita de bons e maus momentos. Amanhã será um novo dia e as nuvens vão acabar por passar e virá um sol radioso.
  • Seja POSITIVO!

2 comentários:

  1. Olá! Tens razão - há gente capaz de tudo! Mas, temos q ser fortes e tentar dar a volta e as dicas q dás são sempre uma ajuda! Olha a receita q te sugeri é esta http://paracozinhar.blogspot.pt/2012/03/doce-rapido-de-bolacha-maria.html Bjinhos!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...