13 março 2013

Destralhar 100 coisas...


sacos com as minhas coisas para doação


Inspirada pelo desafio deste blog, tentei destralhar ainda mais um pouco (é impressionante o que acumulamos sem necessidade!) e contabilizar de modo a tentar simplificar a minha vida eliminando 100 coisas não necessárias. No início parecia-me uma tarefa árdua. Criei um plano onde ia registando todos os pontos onde acumulo tralhas e coisas que não tenho usado e nalgumas sextas-feiras à noite ia eliminando.

Tenho um grande apego às coisas, pelo que tive de criar regras:

Utilização: Se não costuma usar ou não usa há mais de 2 anos, qual a utilidade de guardar? O espaço que ocupa e o tempo a tratar justificam?

Roupa - serve? fica bem? uso? --» Não serve? Então porque guardar à espera que um dia emagreça e torne a caber nos trapinhos? Há quantos anos isso não acontece? E à custa disso, quanto tempo de vida foi gasto a lavar, guardar, passar a ferro, etc? Vale a pena? E há quem precise mais!

Ir eliminando o desnecessário aos poucos - criei 1 saco para doar e 1 para o lixo/reciclagem. Estabeleci uma hora à sexta-feira à noite para destralhar e durante a semana ia escrevendo na minha agenda os focos de tralha ou coisas a minimizar de que me lembrava, de modo a ter uma plano de acção às sextas.
À medida que dava uma volta pelos focos de tralha em casa, ia colocando os itens não necessários nestas caixas. A roupa ia sendo lavada e passada para doar.

Tirar imediatamente para fora o que é para sair - não só evita trabalho (por exemplo, tinha um saco prontinho a doar e o meu gato fez questão de brincar com a roupa dando-me mais trabalho), como evita a tentação de repentinamente querer algo que já eliminou só porque sim. Como a recolha de bans a doar na minha zona é uma vez por mês, coloquei os sacos fora da vista, na garagem, e anotei na agenda a entrega.

Eis o resultado do meu desafio (entre o que foi para doar e para eliminar):

9 - Calças
6 - Saias
17 - tops/camisolas/tshirts
3 - calções
2 - packs de ganchos
2 - abat-jour
1 - dvd de manualidades
9 - cd's
47 - caixas de cd plásticas
1 - monte de retalhos
5 - cintos
5 - camisas
3 - t-shirts
6 - camisolas de manga comprida
1 - casaco
1 - creme hidratante (que não gosto muito)
1 - champú (que não gosto muito)
1 - espremedor de citrinos (manual) - se tenho agora o eléctrico para que ter 2?
2 - Talheres de salada
3 -  Dossiers de argolas
1 - sapatos
1 - quadro que não gosto
2 - verniz de unhas
1 - saco de arrumação - compras
2 - pentes que não uso
8 - lembrancinhas casamento-batizado guardadas em caixas
14 - revistas
7 - revistas da minha adolescência que collecionada há mais de 20 anos (nunca mas as li...)
1-mealheiro estragado
diversos  postais e cartas de amigos e namoraditos (que já nem fazem parte da minha vida)
- 4 caixas com cerca de 70 manuais escolares meus + estágio
- 10 livros de actividades
- umas pantufas novas (feias como tudo...ofereceram ao meu marido)

Enfim, muito mais do que 100 coisas.

Por experiência própria, no início custa um pouco desapegar-nos da tralaha que guardamos durante anos mas quando doamos ou deitamos fora sentimos uma plenitude tão grande que não consigo descrever.

Sei que este tempo perdido agora a libertar a minha vida será tempo que vou ganhar no futuro. E estou a abrir a minha casa e a minha vida a uma renovação, a coisas novas e novas energias que desta feita virão com maior consciência.

Uma coisa garanti a mim mesma... nunca mais me vou deixar cair nesta confusão de tralha, motivada sobretudo pelo factor psicológico "medo". Todos temos medo de : esquecer, precisar, etc.

Tal como a Natureza se renova a cada estação, devemos fzer o mesmo com a nossa vida e com o espaço físico onde vivemos ou trabalhamos.

resultado de umas horas a destralhar - destino: lixo
(os meus sacos de lixo são os sacos das compras, sorry! É umas das despesas que evito)














3 comentários:

  1. Verdadeiramente inspirador :) Tds as estações ´(ou seja, no mínimo, 2 xs por ano) selecciono roupa e outras tralhas p dar, mas vai sempre ficando alguma coisita, pq gostamos, temos pena de ver ir embora, enfim... Nós ocidentais somos demasiado apegados às coisas, devíamos ter o mesmo apego às pessoas, mas é algo q temos q trabalhar :) Numa semana destas tb eliminei folhas e folhas do estágio e tb me livrei de dossiers q só ocupavam espaço! Há q fazer este esforço no sentido de ñ acumular tanta coisa q rouba espaço e tentarmos ser mais minimalistas, pois apesar de dar trabalho a fazer, o resultado é mt bom e claro, dps c menos coisas, ñ perdemos tanto tempo a limpar e/ou arrumar :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Também só agora me livrei dos papéis do meu estágio!... Acredito que não tenhas tanta tralha como eu! Mas é bom que tenhas muuuuito tempo para continuares a publicar o teus petiscos maravilhosos pois tens mesmo mãos de fada. Muito obrigada pelos comments. É sempre um prazer! ;)

      Eliminar
    2. Thanks my dear :) Agora um pedido: podes divulgar este blog no teu através da tua barra lateral? Thanks querida! Bjinhos e bom resto de semana! http://osbrindesdarituxa.blogspot.pt/

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...