26 setembro 2012

Estudo Deco - Poupar nas compras de supermercado.


Saiu hoje um estudo da Deco Proteste que indica para 3 tipos de "pacotes" de compras, quais os supermercados mais baratos, chegando a escolha a perfazer uma poupança anual de cerca de 400 €.

Claro que considero que isto é relativo, embora este tipo de estudos até seja bastante útil.

Digo que é relativo pois depende também das zonas do país, dos hábitos de consumo de cada um e da distância a percorrer até um dado supermercado que também deve ser tida em linha de conta.

Explico com um caso prático - o meu:
Nas semana passada (ainda nas minhas férias) tirei um dia para fazer o inventário das despensa, comprar o que faltava e equacionar o que poderia fazer para poupar ainda mais.
Costumo ir ao Continente, que é o mais perto. Os restantes ficam a uns quantos Km, mas de facto os preços têm aumentado bastante. Tendo ouvido que o Pingo Doce era mais barato, fui tirar a prova dos nove, mas só saí de lá com detergente para a louça - marca Ultra, 1L, a 0,77 € (gostei bastante, embora consiga mais barato) e líquido para o chão (idem). 
Daí dizer que é relativo: depende se estamos ou não a falar de marcas ditas "brancas" e depende dos hábitos de consumo de cada família. No meu caso (e apenas no meu caso), não compensa a deslocação pois os produtos que compro (marcas "brancas") tinham o mesmo preço nas 2 cadeias, no supermercado P.D. que fui tinha até menos marcas económicas. Só as massas me pareceram mais baratas (mas não comprei pois tenho em stock de uma promoção que comprei no Continente a metade do preço!).
Além do mais tenho aproveitado os descontos de Continente - Galp, EDP Continente e talões normais e, logo, acho que vou continuar pela minha santa terrinha. O Lidl tem agora alguns preços atractivos nalguns produtos que consumo.

Qual foi o mais barato no resultado da Deco? O Jumbo - mas fica muito longe para mim logo não compensa uma deslocação propositada. :(


Mais informações sobre este estudo no site da Deco,  AQUI.


1 comentário:

  1. Por acaso, a mh mãe comentou cmg a mesma coisa e então disse-lhe, numa ida à cidade, p passar no Jumbo e fazer uma lista de preços de produtos q costumamos consumir p compararmos c os do Continente e Minipreço... Ela fez isso hoje e ñ havia nada que valesse a pena ir lá fazer as compras... Já p ñ falar no facto de q lá ela ñ pode usar o cartão de crédito q usa nas outras cadeias, logo, ñ temos interesse... É cm dizes, depende mt do tipo de compras/produtos/marcas... Bjinhos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...