20 agosto 2012

Férias... Luxo ou necessidade?

via

Há quem diga que férias é um luxo, há quem diga que é uma necessidade... Eu, particularmente acho que é uma necessidade que para pessoas de poucos recursos, como eu, podem ser usufruídas sem grandes luxos.

Há alguns anos que temos a oportunidade de tirar férias fora da nossa área. Se para mim fazer férias em Aveiro não é problema (adoro a nossa região e tem tudo) para o meu marido é impossível pois não "desliga a ficha" do trabalho e logo, mais vale ir trabalhar mesmo e não ter férias... Ou é ele que se apercebe que falta fazer algo, ou é um cliente que o vê passar e logo telefona para só desenrascar - "é rápido" - diz o cliente, mas a verdade é que depois lá vai um dia inteiro.

Irrita-me quando dizem: "Ah, pois, vocês vão de férias porque têm dinheiro..." Jajajajajaja! Antes fosse!
É uma questão de escolhas. Na verdade, para ir de férias, fazemos um ano inteiro o nosso "porquinho" das férias, que na verdade é um mealheiro em lata daqueles que só abrem com abre-latas (para não haver a tentação de ir lá tirar nada), onde vamos colocando extras que possamos ganhar (com os meus arranjos de costura, por exemplo), prendas de anos em dinheiro, aquele dinheiro que gastaríamos naquele Mc'Donalds onde queríamos ir mesmo, mas fizemos o sacrifício de ceder à tentação e ficar em casa, o dinheiro que gastaríamos naquela saída à noite com amigos que (com tristeza) recusamos a pensar nas férias, o dinheiro que era suposto gastar numa prenda de anos ou Natal que decidimos ser nós a fazer, aquele café que queria tomar mas não tomei e coloquei logo o dinheiro de lado, etc.



Há mil e um sacrifícios que fazemos durante todo o ano, em que apenas trabalhamos que nem escravos, para depois poder usufruir a dois uns dias de total relax.

Em Julho-Agosto abrimos o mealheiro, e as férias são vistas e revistas de modo a encontrar um sítio novo pelo menor preço possível e SEMPRE (excepto na lua-de-mel, claro!), dentro do plafond que conseguimos amealhar durante o ano.

Este ano, para conseguirmos cumprir o plafond, optámos por um alojamento em aparthotel em que, claro está, terei de cozinhar e lavar a louça, como sempre. Os tostões são sempre contados para não ultrapassar.

O meu marido não tem subsídio de férias, pelo que não contamos com isso, e o meu tento sempre não gastar e colocar de lado para uma eventual emergência, pelo que preferimos fazer pequenos sacrifícios a longo prazo.

Tente imaginar o que pode cortar na sua vida e vá colocando numa lata. Vai ficar impressionado quando vir o resultado ao final do ano. Viveu sem esse dinheiro, não o gastou em coisas não necessárias e pode aproveitar no que mais gostar.

Onde cortar? Tabaco, cafés, saídas, refeições fora de casa, pequenos-almoços fora de casa, prendas (faça-as), compras desnecessárias, roupas só para amontoar, coisas de marca, cuidados de beleza (faça a si mesmo em casa), pacotes de televisão e net, chamadas telefónicas, etc...

Então, vamos lá poupar, para aquilo que de facto queremos! ;)

Sugiro ainda que visitem o blog "Viagens para Forretas". Divino!

N.B. - Lembram-se do que referi aqui relativamente à compra de viagens na net? Arriquei! Depois conto o resultado... Espero que corra bem....




3 comentários:

  1. Olá! Já fiquei em aparthotel e gostei bastante. Ñ tenho pachorra p andar a comer em restaurantes de verão e, sinceramente, gosto mais da comida q faço :) Já p ñ falar q se poupa um dinheirão a comer em casa! Acho q o mais importante é irem p um sítio agradável, relaxarem e desanuviar! É sempre possível poupar ao longo do ano a pensar naqueles dias q queremos passar fora de casa e mudar de ares. Bjinhos e boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo! Custa-me horrosres gastar o dinheirão que se gasta para comer fora num lugar turístico sobretudo se ficar decepcionada com a comida ou serviço. Talvez vamos um dia (fazemos um ano de casadinhos...) mas depois se vê.

      Eliminar
  2. Obrigada! Espero que as tuas férias também estejam a ser boas. Já estou com saudades dos teus posts! ;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...