31 janeiro 2012

Poupar mais - Registar TODAS as despesas diárias.

Hoje culmina o mês de Janeiro.
Sou bastante poupada nalgumas coisas e consigo, com algum esforço, colocar algum dinheirinho de parte todos os meses para tentar concretizar o meu (próximo) grande sonho: comprar/construir uma casa. Adorava não ter de recorrer à banca, mas se tiver de ser que seja o menos possível.

Registo de despesas - imprimo frente e verso e uso furos nos dois lados pois não gosto de virar a folha --» poupo e é mais prático.

Como tinha mostrado aqui na minha Agenda inspiração GTD, tenho uma folhinha para registo das despesas. A agenda anda sempre comigo pelo que tento anotar logo a despesa ou no final do dia.

Apenas tem 3 colunas de registo (quanto mais simples for mais fácil é de usar no dia-a-dia):
  • Dia
  • Despesa (o valor em euros gasto) 
  • Descrição (onde ou em que gastei).
Anotei todas as despesas diárias, mesmo um simples café.

No final de tudo constatei:
- que afinal gastava mais do que pensava;
- que posso cortar em pequenas coisas como cafés e pequenos-almoços de Domingo na pastelaria (são muito poucos, mas ainda dá para cortar);
- que o pão que compro na padaria fica-me caro ao fim do mês (como alternativa vou comprar mais pão-de-forma (= 0,85€) dá para mais tempo e é mais "flexível"- sandes, tostas, torradas, torta salgada no forno, etc). O pão que não comíamos ficava rijo e no dia seguinte já não nos apetecia...
- que tenho uma melhor noção dos meus gastos: combustível, produtos para a casa, etc;
- que fui muito poupadinha nos saldos e nas compras de supermercado (algo bom!);
- que posso poupar mais no cabeleireiro (já fiz um plano e vou mudar a cor de cabelo para ir menos vezes ao cabeleireiro);
- que posso definir melhor o meu orçamento para o próximo mês.

Entretanto estou a editar um folha de cálculo com gráficos em Excell para no final de cada mês introduzir os dados desta folhinha e assim consigo ter uma melhor noção das despesas e poupanças possíveis.

2 comentários:

  1. Desde mt nova q tenho por hábito apontar as despesas mensais p me organizar melhor e ajuda bastante. As idas à pastelaria/café são de evitar, fica sempre mt mais barato em casa, estás mais à vontade e acaba por ser mais saudável e barato, of course. Se fizeres uns queques (espreita no meu blog, é mt fácil de fazer) ou umas tostas, rende sempre mais do q ir fora. Cá em casa, temos feito pão na MFP e é mt raro comprar, pois fazemos ao nosso gosto e em quantidade suficiente para uma semana, no mínimo. Vais ver q ao adoptares pequenos gestos, as contas ao fim do mês vão diminuir significativamente :)

    ResponderEliminar
  2. Também tenho o hábito de tomar nota das despesas, chego a anotar os 0,20€ que dou aos arrumadores de carro... Sim sou forreta e depois? Já lhes tentei dar comida mas querem é dinheiro.. Onde moro existem vários cabeleireiros que têm desconto em dias fixos. Na minha cabeleireira é à 4ªf menos 20%.
    Fica a sugestão. Beijinhos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...