29 janeiro 2013

Menu semanal - 5/2012.


Segunda - Caldeirada de peixe / aproveitado o caldo (etc) e de jantar uma boa Sopa de Peixe com coentros.

Terça - Pabellon criollo (já tenho doses no congelador de carne e feijão, é só cozer o arroz)

Quarta - Arepas assadas no forno com "carne mechada" (carne desfiada guisada) e "perico" (uma espécie de omelete desfeita com cebola e tomate).

Quinta - Caldo verde + Cachorro quente caseiro

Sexta - Canja com coentros + Tostas com manteiga de alho e ervas (caseira).

Sábado - Pá de porco no forno com batatas e grelos.

Alguns dias com calorias, mas esta semana tenho tanto para fazer que tenho de aproveitar o que posso fazer mais rápido. Este mês passou tão rápido...

Uma boa semana a todos!

24 janeiro 2013

Como viver sem MÁQUINA DE LAVAR ROUPA...

via
Eu costumava dizer que as melhores invenções para uma mulher como eu foram: 
- o GPS (sou uma desorientada que só visto!), 
- o Microondas (faz maravilhas quando o marido aparece para almoçar sem ser previsto e tenho 15 min. para cozinhar), 
- o telemóvel (só o uso para telefonar e pouco mais).

Agora acrescento mais uma coisa: a máquina de lavar roupa.

Estive desde Novembro sem a minha máquina de lavar roupa (as garantias funcionam horrivelmente nisto!).  A isto acrescentou o facto de aumentar o meu trabalho (a funcionária de escritório da minha empresa foi de licença de parto e eu decidi não contratar ninguém e fazer eu o trabalho à noite). Resumidamente, 11 a 12 horas de trabalho por dia.

E depois? Não morri minha gente! (E não fui uma única vez à lavandaria - é vergonhoso, talvez, mas nunca fui na minha vida).

Estes foram os meus "truques":
- Ao tomar duche a roupa ia automaticamente com detergente para o "lava-mãos" com água quentinha e ficava de molho enquanto me duchava. No final era só esfregar e colocar a secar.
- O marido fazia o mesmo com roupa interior e meias (mais, já era um milagre muuuito grande!).
- A roupa do marido ou outra minha mais complicada, era colocada à noite numa bacia com detergente e água morna. O mesmo sistema para toalhas e roupa de cama (excepto mantas e edredons).
- Na hora de almoço do dia seguinte era lavada e colocada a secar, enquanto o almoço estava no fogão.
(A roupa branca era deixada a "branquear" bem esfregadinha com sabão azul e ficava um mimo. Não dava trabalho nenhum")

E assim vivi 2 meses sem máquina de lavar.

Não foi assim tão complicado seguindo este sistema, mas sinceramente... BENDITA MÁQUINA DE LAVAR! ;)

03 janeiro 2013

A vantagem de poupar...

imagem da net

Comecei o ano de 2012 a controlar tostão a tostão o dinheiro que ia amealhando, até que começou a ficar doentio ao ponto de todos os dias fazer contas e previsões de poupança. Foi então que há uns meses decidi deixar de estar sempre a ver o que tinha poupado, mas continuando o meu sistema de poupança, sem devaneios.

Estabeleci um objectivo no início de 2012. O ano foi muito difícil em termos de receitas e tivemos despesas inesperadas e honestamente achei que não iria conseguir. Quanto mais difícil ficava, mais eu era poupada. 

Durante 2012...

- praticamente não comprei nenhuma roupa (só comprei calças de ganga que faziam falta e umas botas);
- era viciada em malas e bijuteria - não comprei nenhuma biju (até ofereci de prenda algumas que nem tinha usado) e só comprei 2 malas: uma porque precisava e outra porque eu adorava e estava muito barata - 7 €)
- não fui quase nunca jantar fora (mas fui algumas vezes e acho que aqui posso cortar este ano, se necessário). As vezes que fui foram na maioria no centro comercial.
- poupei imenso em Supermercado recorrendo à stockagem de produtos em promoção, organização de menus, aproveitamento de sobras, aproveitamento de produtos da horta da família, etc.
- foi o ano em que gastei menos em presentes (fiz uma lista dos aniversário e datas e comprei com tempo para não ir de repente comprar à última hora gastando mais e desperdiçando combustível.).
- poupei combustível: passei a conduzir de uma forma mais "poupada", reduzi as saídas à cidade só para passar o tempo e passear, comecei a ir menos vezes às compras e a organizar melhor as minhas saídas,
- resisti a impulsos de gastar desnecessariamente: um café, um gelado, um bibelot bonito, uma panela xpto que faz maravilhas, etc...
- este Natal foi o mais poupado de sempre - só gastei mais que nos outros com o meu marido que nunca recebia nada.
- etc, etc, etc.

A verdade é que no dia 1 de Janeiro de 2013 sentei-me com o meu marido a contar o que tínhamos poupado no ano passado e apesar de tudo tinha ultrapassado o meu objectivo em 18,6 %.

Comecei a chorar compulsivamente e o meu marido a olhar atónito para mim... Valeu a pena!

Cada vez estou mais perto dos meus sonhos e pelo menos sei que se a vida me der uma rasteira (que com a sorte que tenho é o mais provável), tenho uma base de apoio para não desesperar...

Este ano vou continuar com este sistema...

Este é um dos meus próximos passos... Que já passou fome na vida sabe como é sentir medo de tornar a acontecer...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...