Não há um modelo de organização perfeito e o que é prático para uma pessoa pode não o ser para outra.
Eu era, de facto, uma desorganizada crónica. A verdade é que na minha educação familiar nunca me foram dados estímulos ou regras de organização, o que depois se repercutiu com o passar dos anos.
No entanto, neste momento até esboço um sorriso “de orelha a orelha” quando alguém me diz: “Como fazes? Gostava ser assim organizada!”. Mas na verdade, sinto que tenho mesmo muito a aprender e melhorar.
Depois de várias experiências e após algumas leituras sobre “Getting things done” (GTD) de David Allen, há cerca de 4 meses que encontrei um modo de organização que tem feito milagres no meu quotidiano.
Todos os anos comprava agendas standard e eram sempre postas de lado pois eram insuficientes. Tentei também usar o computador, mas como não o tinha sempre disponível e esquecia muita coisa.
Então, decidi buscar um filofax que me ofereceram ainda na faculdade e criar a minha própria agenda. Cabe em qualquer carteira, levo-o sempre para todo o lado, e personalizei-o de acordo com o meu quotidiano e algumas dicas do GTD.
Tenho a seguinte organização na minha agenda:
- INBOX - (logo no início tenho folhas brancas onde escrevo tudo o que me lembro que tenho a fazer, desde a mais pequena coisa – assim liberto o meu cérebro destes detalhes).
- AGENDA - (onde registo apenas compromissos com data específica ou inadiáveis – formações, consultas, reuniões, etc)
- PESSOAL – Lista de coisas a fazer (assim que possível) da minha vida pessoal (tarefas de casa, recados, etc)
- WORK- Lista de coisas a fazer (assim que possível) relacionadas com a minha empresa / trabalho.
|--Aqui tenho uma secção “Delegado/à espera” , onde registo tarefas delegadas a colaboradores ou itens em espera de resposta por parte de alguém.
- € - (Meu registo diário de despesas) - Lista onde registo todas as despesas que vou fazendo. Assim no final do mês é mais fácil controlar os meus gastos.
- PROJECTOS / DESEJOS – Registo os vários projectos que tenho em curso e tarefas pequenas que fazem parte deles.
- MENU – o menu da semana.
- 1 dia / Talvez – coisas que gostava de fazer, ver, ler, visitar,etc, não obrigatórias e sem limite temporal.
- INFO - Informação geral (Calendário , meus dados pessoais e do meu marido, números das contas bancárias, lista com aniversários e datas importantes de cada mês, listas de compras- para já)
- INFO - Informação geral (Calendário , meus dados pessoais e do meu marido, números das contas bancárias, lista com aniversários e datas importantes de cada mês, listas de compras- para já)
No final tenho uma pequena Agenda telefónica e post-its sempre disponíveis.
Algumas fotos da minha singela agenda:
Se quiserem que explique melhor como funcionada cada separador ou que envie os ficheiros, é só dizer!
Algumas fotos da minha singela agenda:
Secção da "Agenda" (as recargas da secção "agenda" são compradas, mas podem fazer) |
Lista de registo de despesas diárias |
Se quiserem que explique melhor como funcionada cada separador ou que envie os ficheiros, é só dizer!
Gosto do sistema GTD, também aplico na agenda de casa. Um abraço
ResponderEliminarOlá, Ro. Sou leitora assídua do teu blog e o meu sistema ainda está muito verdinho perto da tua organização, mas de facto é o sistema que mais se adequa à minha realidade. Obrigada pela visitinha! ;)
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