26 outubro 2012

TENERIFE # 1. Puerto de la Cruz

Este ano não estava previsto viajar para fora. "Algarve, talvez" - pensava eu.
Mas qual o meu espanto quando a pesquisar na Internet descobri que afinal conseguia viajar para fora com o meu mais-que-tudo por menos dinheiro que aquele que gastaria a ficar no Algarve.
Na verdade sou fã do Algarve e não vou lá há anos, adoro mesmo, mas o maridinho gosta de conhecer sempre sítios novos.

E a verdade é que (desde Aveiro) entre combustível + portagens + alojamento (básico, básico - sem refeições) ia gastar mais do que viagem em avião + transfers + alojamento + combustível e parking (aeroporto do Porto).  
E assim decidi arriscar e comprar a viagem na net. O que posso dizer? Correu bem, tal como se tivesse reservado por uma agência normal, havendo a grande diferença no preço pago e claro está o facto de viajar em linha low-cost. A alimentação em Tenerife era também muito barata e o supermercado, escolhendo bem a rede, era mais barato que em Portugal.

Ficámos na zona de Playa de las Américas (a mais "badalada" da ilha e não me arrependo) mas aproveitamos para visitar uma grande parte da ilha.

O que posso dizer? Adorei! Quando cheguei e vi a areia preta foi um choque visual (embora já soubesse), mas é tão macia e a água tão deliciosa que no final da semana só queria chorar e arrependi-me de não ficar mais dias.

Um dos sítios visitados foi Puerto de La Cruz. Fica na zona Norte da ilha. Exietm dois micro-climas na ilha e o tempo em Puerto de la Cruz não costuma ser tão bom como no sul da ilha e a praia tem mais pedras, mas é uma zona lindíssima.

Aqui ficam algumas fotos pessoais de Puerto de La Cruz:










Em breve mais algumas paragens desta ilha...


DIY - Unhas para o Dia das Bruxas

Aqui está uma ideia gira para quem quer festejar o Dia (ou noite!) das Bruxas com umas unhas com um toque especial.


A pintura passo-a-passo e outras ideias no blog "Honestly ... WTF" - clicar aqui.

11 outubro 2012

Check-list de Outubro (Organização)


Daqui a nada o ano está no fim e um dos meus principais objectivos é organizar a minha vida para iniciar o novo ano com o pé direito e com a mínima tralha possível.

Para tal tenho em Excell uma Check-list com tarefas para melhorar a minha organização e vida a fazer em cada um dos 3 meses que faltam.
Vai haver algumas alterações num dos meus trabalhos que vai obrigar-me a uma nova estruturação das minhas tarefas, pelo que dividi as listas em:

- Casa
- Vida pessoal
- Work (reorg.)

Não partilharei a minha lista com os meus objectivos e tarefas no trabalho porque é muito específica, mas partilharei desde já alguns itens essenciais das outras que podem adaptar-se também a outras realidades.

Check-list - OUTUBRO 2012:

- Guardar a roupa de Verão - a que está em mau estado - corto para panos de limpeza, etc; a que não serve ou não usei - caixa para doar no Natal; a que serve - armário próprio.
- Colocar a uso a roupa de Inverno (lavar e passar);
- Colocar num caixote todos os itens que não preciso : livros, telemóveis velhos, etc, após tirar fotos e pôr à venda na net;  - em curso
- Rever os meus objectivos de poupança e ver o que ainda pode ser feito para atingir/incrementar algum dinheiro até ao final do ano;
- Fazer uma "piñata" para o aniversário do meu afilhado; - em curso
- Preparar e embrulhar as prendas de aniversário em Novembro e nascimentos previstos (Outubro já está);
- Limpar sandálias de Verão e guardar;
- Ver sapatos de Inverno - limpar, engraxar ou levar ao sapateiro se necessário;
- Comprar esponjas, velas e preparar as bases para os arranjos dos Fiéis (perto da data não só é mais caro (são os restos), como também é mais difícil de encontrar o necessário e uma confusão);
- Ver que flores terá a minha sogrinha e o meu quintal para os Fiéis para programar os arranjos gastando o mínimo possível;
- Ver já algumas prendas de Natal a fazer manualmente;
- Fazer baínha a 2 calças maridão;
- Destralhar manuais escolares (ainda tenho imensos);
- Lavar e arrumar no sótão os tapetes de corredor. (Vou tirá-los para simplificar. Acumula menos pós e é mais fácil de limpar.)
- Ver diferentes propostas de seguros de saúde;
- Marcar oftalmologista;
- Encontrar maneira de organizar melhor gavetas da máquina de costura.

Também já estão a organizar o vosso final de ano?

Fátima a pé...

net
Novamente de volta, após uma longa caminhada a Fátima a pé (mais precisamente 3 dias)!
É sempre uma experiência um pouco dolorosa mas simplesmente fantástica pelas experiências, pelo grupo e pela sensação de chegar.
Éramos um grupo de 43 peregrinos e 3 pessoas de apoio e não dá para descrever tudo o que se sente, só posso dizer que no final do balanço é ... muito bom. No grupo que fui temos apoio ao nível de massagens, cuidados com os pés, bolhas, etc, tratam da nossa dormida e comida, é mesmo muito bom.
Era também a comemoração da 100.ª peregrinação do organizador do grupo que foi simplesmente bela!

AO NÍVEL PESSOAL ESTA EXPERIÊNCIA PERMITE-NOS, POR EXEMPLO:

- Testar a nossa capacidade de sofrimento e os nossos limites;
- Minimizar determinados sentimentos ou fraquezas do nosso dia-a-dia;
- Temos tempo para pensar na nossa vida, em nós, no que podemos melhorar/mudar;
- Entender que podemos sempre ajudar um pouquinho o nosso próximo;
- Dar valor a coisas que no dia-a-dia nos passam ao lado, como o simples prazer de beber, comer, descansar, ter uma cama, ter um tecto por mais simples que seja, ...
- Perceber que ainda há pessoas solidárias e excepcionais (e o oposto também);
- Ter uma experiência para a vida;
- Criar amizades;
- Criar potenciais contactos profissionais ao nível local;
- Perder uns quilinhos;
- Fortalecermo-nos psicologicamente;
- Comparar a minha capacidade de organizaçção com a de outrém (foi giro, acho que fui a única que não se esqueceu de nada e era engraçado pois cada vez que faltava algo perguntavam-me e eu tinha!);
- Sentirmos uma satisfação no final de cada dia e na chegada que não tem palavras;
- Ver o maridinho (que nunca foi!) a acharmos que somos o máximo e a encher-nos de miminhos e chocolates! ;)
- ...

Foi a minha 7.ª viagem e fui sem promessa (embora seja católica) e só posso dizer que ganhei muito. O engraçado é que tivemos no grupo pessoas de outras religiões que foram pela experiência, uns, e outros por solidariedade com amigo que está a passar um momento de aflição e gostaria de ir mas não podia. Esta capacidade destes últimos, que não tendo seguido o que tinha a ver com a nossa religião, foram capazes de se sacrificar por um amigo, deixou-me sensibilizada.

A repetir? Sempre que vou no caminho penso...para o ano não vou! Mas lá estou eu sempre! ;)




02 outubro 2012

O minimalismo e simplicidade contagiam-se

via: net
Há cerca de um ano decidi tentar simplificar a minha vida e tornar-me mais "minimalista". Já consegui muuuuito, mas ainda tenho um longuíssimo caminho a percorrer.
Eu e o meu marido temos um grave defeito: somos (ou éramos) muito subservientes e a maioria do nosso tempo era ocupado com os outros. Dizer "não" não era normal na nossa forma de ser...

Decidi simplificar algumas coisas e costumo falar com ele sobre isso e até trocar algumas ideias sobre o que leio. Nunca lhe pedi para fazer o mesmo que eu, até porque num casal cada um tem de ter a sua própria identidade e espaço.

O curioso, é que ele próprio tem mudado muito e começou a dar muito mais valor ao que é essencial.

Hoje ele faz anos. Antes, por exemplo, quando fazia anos, perguntava qual seria a prenda semanas antes, íamos jantar fora, fazíamos também um jantar com a família dele, tinha de comprar um bolo para ABC e depois tinha de fazer XYZ... etc.

Este ano, fiquei pasma! Não quer prendas (e não é porque não as possa até comprar), não quer jantar fora, nem queria jantar nenhum especial (diz que lhe bastava estarmos juntinhos à noite em casa a ver TV...), nem bolo queria!...

Ontem à noite disse que ia fazer um bolo para a noite de hoje e respondeu: "Não quero a minha mulher a fazer bolos, quero-a ao pé de mim a ver TV juntinhos e abraçados. Isso não é mais importante?".***

Outra situação: Nesta último trimestre do ano temos muitos aniversários e já temos quase todas as prendas compradas, só uma (e não umas quantas para cada ocasião), económicas (e não caras e exactamente o que a pessoa queria, como ele fazia questão antes) e sem grandes chatices e compradas de uma só vez (e não dias e dias a ir ao shopping para comprar). E ele próprio tratou comigo e quis que fosse assim.

Resumidamente, o estilo de vida simples quando é seguido por um membro do casal, acaba por enraizar-se e ser seguido pelo resto da família.

Toca então a simplificar e a dar mais valor ao que realmente interessa!

*** PS: Acabei por fazer o bolo depois de ele adormecer. Também já era demais, não acham? 35 aninhos merecem algo!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...