17 maio 2012

Como destralhar o armário e a roupa?

Segundo muitas teorias de organização, devemos ter à mão apenas aquilo que usamos ou precisamos com frequência de modo a simplificar o nosso dia-a-dia.
Não tenho a sorte de ter uma guarda-fatos daqueles de estrela de cinema. É na verdade pequeno e, ainda, por cima, dividido com a roupa do maridinho, pelo que é essencial que tenha apenas o necessário.

Como faço para simplificar a organização do guarda-roupa?
Neste momento estou a trocar o guarda-roupa de Inverno pelo de Verão e faço assim:

- Tenho um pequeno guarda-fatos de apoio na arrumação, com algumas caixas plásticas, onde arrumo a roupa e sapatos da estação anterior. No guarda-fatos do quarto apenas está a roupa da estação em curso (Primavera-Verão).

- Antes de arrumar a roupa da época de Inverno, lavo-a toda e arrumo sem passar a ferro. Devem estar a pensar ”Oh, que horror!”, mas tudo tem um motivo! Quando o Verão acabar, torno a mudar a roupa e torno a lavá-la todinha (mania minha) e aí sim passo a ferro e arrumo no guarda-fatos “de serviço”. Para quê complicar mais?

- Tenho 2 caixas (“Doar” e “Reciclar”), uma saco de lixo vazio (para onde vai o que não está em condições) e a cama toda disponível (onde coloco a roupa que vai ser guardada para a estação seguinte).
À medida que vou tirando a roupa de Inverno analiso os seguintes itens e decido impiedosamente o destino de cada peça de roupa:

1. Serve-me?
2. Vesti-a no Inverno? Quantas vezes? (Se não a vesti vai direitinho para doar ou lixo)
3. Fica-me bem ou combina com a restante roupa?
4. A peça está em bom estado?
5. Não usei nem me serve mas tenho uma reutilização prevista para a peça de roupa?

(Faço o mesmo novamente com a de Verão à medida que a vou recolocando no armário de serviço.)

Assim apenas fico com as peças que de facto ficam bem (acho!) ou servem e no dia-a-dia simplifica muito a tarefa da selecção da toilette.

Se tivermos tudo bem organizado e visível já é um grande passo para em pouco tempo sairmos à rua bem vestidas e arranjadas.

Sabem aquelas mulheres que quando olhamos para elas pensamos “Como é que ela tem tempo para se arranjar assim todos os dias?”

É isso que aspiro! E acreditem! Às vezes não têm o tempo todo do mundo, mas têm o principal: ORGANIZAÇÃO!

02 maio 2012

Coentros com mais sabor + Canja com Coentros.


Dizem que a culinária é uma ciência exacta... e tenho um tio (muito bom cozinheiro, por sinal) que diz que os pratos variam o sabor consoante os tempos de cozedura de cada coisa que adicionamos.
"Tretas"- pensava eu - "assim como assim estava tudo na panela, logo, qual era a diferença?"

O que é certo é que de facto há truques para dar mais sabor à comida e os COENTROS têm um perfeito!
Adoro sopas com coentros, mas nunca tinham o sabor que desejava, pos mais quantidade que usasse.

O truque é simples:

Para ter mais sabor deve colocar os coentros picados só no fim da cozedura.


Já agora uma sugestão:

Canja de galinha com Coentros:
- Faça uma canja de galinha normal.
- Pique coentros e coloque numa tacinha.
- Na hora de servir, coloque os coentros picados no prato e sirva a canja fervente por cima. Mexa. Fica maravilhoso e quem não gosta de coentros pode comer a sua canjinha descansado e quem gosta pode deliciar-se! ;)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...