31 janeiro 2012

Poupar mais - Registar TODAS as despesas diárias.

Hoje culmina o mês de Janeiro.
Sou bastante poupada nalgumas coisas e consigo, com algum esforço, colocar algum dinheirinho de parte todos os meses para tentar concretizar o meu (próximo) grande sonho: comprar/construir uma casa. Adorava não ter de recorrer à banca, mas se tiver de ser que seja o menos possível.

Registo de despesas - imprimo frente e verso e uso furos nos dois lados pois não gosto de virar a folha --» poupo e é mais prático.

Como tinha mostrado aqui na minha Agenda inspiração GTD, tenho uma folhinha para registo das despesas. A agenda anda sempre comigo pelo que tento anotar logo a despesa ou no final do dia.

Apenas tem 3 colunas de registo (quanto mais simples for mais fácil é de usar no dia-a-dia):
  • Dia
  • Despesa (o valor em euros gasto) 
  • Descrição (onde ou em que gastei).
Anotei todas as despesas diárias, mesmo um simples café.

No final de tudo constatei:
- que afinal gastava mais do que pensava;
- que posso cortar em pequenas coisas como cafés e pequenos-almoços de Domingo na pastelaria (são muito poucos, mas ainda dá para cortar);
- que o pão que compro na padaria fica-me caro ao fim do mês (como alternativa vou comprar mais pão-de-forma (= 0,85€) dá para mais tempo e é mais "flexível"- sandes, tostas, torradas, torta salgada no forno, etc). O pão que não comíamos ficava rijo e no dia seguinte já não nos apetecia...
- que tenho uma melhor noção dos meus gastos: combustível, produtos para a casa, etc;
- que fui muito poupadinha nos saldos e nas compras de supermercado (algo bom!);
- que posso poupar mais no cabeleireiro (já fiz um plano e vou mudar a cor de cabelo para ir menos vezes ao cabeleireiro);
- que posso definir melhor o meu orçamento para o próximo mês.

Entretanto estou a editar um folha de cálculo com gráficos em Excell para no final de cada mês introduzir os dados desta folhinha e assim consigo ter uma melhor noção das despesas e poupanças possíveis.

25 janeiro 2012

Tortilha Mexicana

Nos tempos de crise que correm, a Tortilha Mexicana é uma opção engraçada para uma refeição ou para substituir o pão, por exemplo.

Aqui deixo o link para uma receita que acho que está muito bem explicada no site "Sabores do Chef".

Receita TORTILHA MEXICANA

Nham! Nham! Não vejo a hora de experimentar!

Pode comprar já pronto, mas para quê? Não é muito difícil, é mais saudável (não leva conservantes ou outros), é mais saboroso e é muito, mas mesmo muito mais económico.

20 janeiro 2012

A minha Agenda “inspiração” GTD

Não há um modelo de organização perfeito e o que é prático para uma pessoa pode não o ser para outra.
Eu era, de facto, uma desorganizada crónica. A verdade é que na minha educação familiar nunca me foram dados estímulos ou regras de organização, o que depois se repercutiu com o passar dos anos.
No entanto, neste momento até esboço um sorriso “de orelha a orelha” quando alguém me diz: “Como fazes? Gostava ser assim organizada!”. Mas na verdade, sinto que tenho mesmo muito a aprender e melhorar.

Depois de várias experiências e após algumas leituras sobre  “Getting things done”  (GTD) de  David Allen, há cerca de 4 meses que encontrei um modo de organização que tem feito milagres no meu quotidiano.
Todos os anos comprava agendas standard e eram sempre postas de lado pois eram insuficientes. Tentei também usar o computador, mas como não o tinha sempre disponível e esquecia muita coisa.
Então, decidi buscar um filofax que me ofereceram ainda na faculdade e criar a minha própria agenda. Cabe em qualquer carteira, levo-o sempre para todo o lado, e personalizei-o de acordo com o meu quotidiano e algumas dicas do GTD.
Tenho a seguinte organização na minha agenda:
- INBOX  - (logo no início tenho folhas brancas onde escrevo tudo o que me lembro que tenho a fazer, desde a mais pequena coisa – assim liberto o meu cérebro destes detalhes).
-  AGENDA(onde registo apenas compromissos com data específica ou inadiáveis – formações, consultas, reuniões,  etc)
- PESSOAL – Lista de coisas a fazer (assim que possível) da minha vida pessoal (tarefas de casa, recados, etc)
- WORK- Lista de coisas a fazer (assim que possível) relacionadas com a minha empresa / trabalho.
                |--Aqui tenho uma secção “Delegado/à espera” , onde registo tarefas delegadas a colaboradores ou itens em espera de resposta por parte de alguém.
- - (Meu registo diário de despesas) - Lista onde registo todas as despesas que vou fazendo. Assim no final do mês é mais fácil controlar os meus gastos.
- PROJECTOS / DESEJOS – Registo os vários projectos que tenho em curso e tarefas pequenas que fazem parte deles.
- MENU – o menu da semana.
- 1 dia / Talvez – coisas que gostava de fazer, ver, ler, visitar,etc, não obrigatórias e sem limite temporal.

- INFO - Informação geral (Calendário , meus dados pessoais e do meu marido, números das contas bancárias, lista com aniversários e datas importantes de cada mês, listas de compras- para já)
No final tenho uma pequena Agenda telefónica e post-its sempre disponíveis.

Algumas fotos da minha singela agenda:



Secção da "Agenda" (as recargas da secção "agenda" são compradas, mas podem fazer)

Lista de registo de despesas diárias


Se quiserem que explique melhor como funcionada cada separador ou que envie os ficheiros, é só dizer!

10 janeiro 2012

Destralhar # 1 / 2012

Um dos meus objectivos actuais é precisamente simplificar a minha vida e para tal o "declutter" (do inglês, geralmente traduzido por "destralhar", palavra que nem sei se existe de facto na língua portuguesa ! :)  é uma etapa fundamental.

Sou uma pessoa de "memórias" e isto implicava guardar TODAS as revistas de viagense outras (tenho delas desde os meus 15 anos. Alguém se lembra da "Ragazza"?),  revistas oferecidas nos aviões e hotéis nas minhas viagens, manuais escolares, entradas em museus e outros, convites de aniversários e casamentos antigos, toda a documentação de viagens que fiz, folhetos diversos, cartas de ex-namorados, apontamentos e fotocópias da faculdade, enfim, uma panóplia que nunca mais acaba de papéis.

O objetivo deste mês é reduzi-los significativamente. Pelo que todos os dias deste mês irei eliminar alguns destes exemplares físicos da faculdade humana de tentar tornar perene o passado acumulando..."tralha".
Comecei ontem e nem imaginam o que me custou! Tantas saudades ao ver algumas coisas... Consegui felizmente reduzir algo.

O ecoponto/papelão será meu grande amigo este mês.

Há ideias giras de aproveitamento, como a que mostro a seguir, mas nesta fase não tenho grande tempo para pô-las em prática. Aqui deixo um exemplo de um espelho "reciclado" com revistas:
in: http://atitudesustentavel.uol.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...